quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Alegre à la carte

Manuel Alegre volta a ser o prato do dia nos cardápios da esquerda portuguesa. Deixem-me dizer que a alusão culinária não é, antes de mais, nenhuma pretensão de igualar as prosas bem temperadas e os pensamentos recheados de referências a anfíbios esverdeados ( que, ao que parece, são um acompanhamento ao qual não podemos fugir quando o prato é Alegre) que muito se tem visto e lido por outras paragens. Não, a alusão a qual não consigo fugir quando me confronto com a escolha de Manuel Alegre é a da mesa do restaurante, onde indecisos, com o empregado ao nosso lado em toques de caneta impacientes, nos dividimos entre o prato que é o mais saboroso e apetitoso, embora mais caro e que traz a certeza de azias noturnas, e o prato insípido, sem sabor mas seguro na digestão. Manuel Alegre parece-me, por agora, ser o segundo.

Primeiro, será uma candidatura com efeitos controlados no pós-eleições visto que perderá, deixando pouco espaço à imaginação sobre as consequências de um Alegre Presidente com Sócrates a tudo fazer na altura para fazer cair o governo na busca da maioria absoluta à esquerda. Depois o PS parece arrancar tarde, sendo difícil a Sócrates disfarçar o efeito de arrasto caso apóie Alegre, abrindo um campo de disputa política à esquerda do PS que, mais tarde, muito mais o Bloco do que o PC poderá ganhar. Assim, é certo que para nós, nas Presidenciais, trata-se muito mais de engolir do que degustar, mais ultrapassar do que ganhar. Pois, sendo inegável que seria um deleite ao paladar sentir a candidatura de um Carvalho da Silva ou F.Louçã, receio muito que os resultados seriam amargos, azedando mesmo muitas refeições futuras.

Há, porém, dois condimentos variáveis nesta receita até agora arriscada. Um PS dividido, com Alegre correndo por fora, o que seria divinal. Ou um Alegre (e BE) a deixar-se comer pelo PS, com uma ausência de programa e alternativa credível, construindo a imagem de um Sócrates de esquerda em distinção com o PSD e destruindo a maior conquista da esquerda na última década, que foi precisamente desmascarar essa oposição. Ora isso, seria intragável e não haverá Kompensam ou Eno que ajude. A ver vamos, mas insistindo na alegoria, há uma frase do jocoso Milôr Fernandes que insiste em martelar, “Certas coisas só são amargas se a gente as engole”.



2 comentários:

Unknown disse...

Não concordo. Acho que o Alegre é demasiado indigesto para a Esquerda o engolir. Pior, acho que isto poderá vir a ser perigoso para os partidos à Esquerda do PS, principalmente para o BE.

Não esquecer. O Alegre é manhoso e tem estado ao lado de Sócrates, começar a confundir o BE com uma versão mais aberta que o PS seria do mais desinteressante que poderia acontecer.

(e já agora, a partir de quando é que o BE começou a fazer estas contas assim? não era mais interessante quando era realmente algo diferente do restante espectro partidário)

Bin Laden disse...

Que tal (re)leres tudo o que escreveram sobre o Alegre há apenas 4 anos e tudo o que sobre ele escrevem agora?

Como o Alegre continua o mesmo toureiro/caçador/poeta serôdio do costume, fica claro que quem mudou foi o Bloco.