quarta-feira, 1 de julho de 2009

a aparição da virgem! (II)

Tenho de fazer esta correcção imediata: Isabel Vigia foi eleita a 10 de Outubro de 1999, cumprindo no final deste mandato10 anos de deputada distribuídos por 3 legislaturas.

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré é uma Instituição Privada de Culto e Solidariedade Social, não é propriamente de gestão pública. Note-se que os serviços continuados, as consultas de várias especialidades e as referidas camas são tudo serviços muito bem pagos.
Hoje as pessoas têm de ir ao SAP (serviço de atendimento permanente) que funciona provisoriamente acoplado ao provisório Centro de Saúde. Lembrar que mesmo aí também se paga (neste caso taxas moderadoras aprovadas pela maioria da qual faz parte Isabel Vigia).

A 2 Junho passaram a existir 258 postos Casa Pronta (exemplos próximos: na Nazaré, Marinha Grande, Pombal, Óbidos, Leiria, Bombarral). Ainda bem porque não se justificam as fortunas gastas em tecnologia que não funciona, que burocratiza. Mesmo o Casa Pronta poderia, acredito, ser mais barato e funcional (dependendo do software utilizado, por ex.) e deveria chegar a mais locais - Alcobaça, por exemplo.

Sendo certo que na página da Assembleia da República não estão muitas informações da actividade da deputada na IX legislatura, nas restantes duas contam-se 2 intervenções; 6 iniciativas; uma série de votos de pesar e louvor e Audições aos Ministros do Governo que suporta (e algumas associações externas).

É natural que tenha muito trabalho (e algum muito importante) nas comissões em que participa, nomeadamente nas Relações Internacionais e Estudos Europeus (também a minha área de Estudo). São áreas importantes. A minha critica à sua intervenção e à sua prestação neste mandato, não pretende demonizar a deputada.

Não existe propriamente grande ligação entre eleita e eleitoras/es e isso é de lamentar profundamente. É visível, por exemplo, na má relação que mantém com o seu eleitorado na Nazaré. Apenas ao fim de 16 anos e 4 eleições autárquicas perdidas, consegue um acordo que tenta apaziguar parte da militância local.

O contacto tem de partir da pessoa eleita, essa é que tem de se expôr para debater com os eleitores durante o mandato e sujeitar-se a balanço final.

10 comentários:

Anónimo disse...

Caro Fábio, pela sua conversa, nada de bom foi feito pela Sra. Deputada, que está a cumprir não 10 anos, mas sim oito anos de mandato. Mas enfim esse discurso já não mostra nada de novo, uma vez que é discurso do BE em que nada é bom, ninguém presta, tudo deve ser grátis e nada a pagar.....
Enfim um discurso gasto e que já teve em tempos a demonstração que certas ideologias nunca evoluem (Marxismo-Leninismo-Estalinismo)por muito que demonstrem ter umas "Mentes Abertas", para o que lhes convém.

Joana Sousa disse...

Sr. Fábio não está muito informado, realmente este sr.anónimo tem razão.A sra.Deputada exerce funções à 8anos e não à 10 anos.
Em realação ao SAP, acha que não se devia pagar um valor simbólico??? Não tem 3euros para uma consulta???Se o BE estivesse no governo (coisa que nunca acontece, por isso prometem e prometem,pois sabem q não chegam ao poder)seriam de "borla" as consultas no SAP??????Enfim.....
Para si tudo devia ser mais barato ou de "borla", como tb refere em relação à Casa Pronta.
Aconselho-o a pesquisar melhor a página da AR, pois eu já lá vi muito mais sobre a sra.deputada.
Mais numa vez o vou corrigir.Não se designa Comissão de Relações Internacionais nem Comissão de Estudos Europeus.Lamento mas veja melhor a Página da AR.Designa-se sim por: Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e a outra por Comissão de Assuntos Europeus.
Há 2 mandatos q a Deputada não é Presidente da Concelhia PS Nazaré e mesmo assim ela é q é culpada pelo PS perder???????????????
SE ela nem sequer foi nas listas, como é a culpada????

Joana Sousa

A Memória disse...

Esta "senhora de Alcobaça" não sabe mesmo aquilo que diz, a deputada não foi nas listas??
A deputada era presidente da concelhia quando o PS viveu a vergonha que viveu a 4 anos!
Não foi nas listas porque apoiou na sombra um candidato independente, não porque o acha-se capaz de ser um bom presidente mas porque assim garantia que o PS perderia as eleições, candidato esse que esta hoje recusa a aceitar que faça parte das listas do PS.
A única coisa que a deputada tem feito na política é pôr bem a “família”, está tudo bem encostado ou bem reformado antes dos 50 é sempre abrir.
Minha senhora se a coisa que os nazarenos não são é burros, e os poucos que ela engana é porque se sentem bem assim.

O Fã nº 1 disse...

Concordo com a Joana e eu tambem faço como ela sempre que tenho tempo vou ao site da AR ver o que a Sra. Deputada fez no dia anterior.
Sou o fã numero 1 dela.

TÁS CÁ DENTRO BÉLITA.

BEIJOS

Unknown disse...

Essa maneira de ver o país como se "toda a gente vivesse e tivesse" o que "eu vivo e tenho" leva às assimetrias que se vêem todos os dias na rua, nos postos de trabalho e nas universidades.

Ter 3 euros para pagar uma consulta não significa que toda a gente tem. Há neste país (e no resto do mundo) quem não seja assistida por um(a) médico/a por não ter dinheiro. Tente perguntar a pessoas sem-abrigo se preferem gastar 3 euros a comer ou com assistência médica. Por mim acabem-se já as Taxas na Saúde e na Educação.

---

10-10-1999 eleição da VIII legislatura;
17-03-2002 eleição da IX legislatura;
20-02-2005 eleição da X legislatura;
27-09-2009 eleição da XI legislatura.

poderão haver meses pelo meio sem mandato, mas as minhas contas mantém-se: 10 anos.

---

Que eu me lembre apenas o Manuel João Vieira tem o lema "Só desisto se for eleito!". O Bloco de Esquerda sempre se disse pronto para governo, depende apenas da vontade das pessoas. O Bloco tem programa de governo (em www.esquerda.net).

---

Agradeço, Joana, os reparos. Eu prefiro opinar, propôr e criticar, mais do que corrigir. Não me referi ao nome das comissões mas às áreas de estudo a que se referem (Estudos Europeus e Relações Internacionais).

---

Por último, e dando para mim o assunto como encerrado (porque é boring...), perder eleições internas do partido junto dos/as seus/suas camaradas é sintomático do apoio que colhe no Concelho. É perder antes de perder.

Joana Sousa disse...

A sua Memória está mesmo muito mal.Continuo a dizer com toda a certeza que a Deputada Isabel Vigia não foi nas listas autárquicas à 4 anos. Por isso não perderam por causa dela.
Alguma vez a viu a fazer campanha por alguém à 4anos???Viu-a em alguma acção de campanha?????Claro que não.
Não conheço a família da sra. Deputada, mas já agora diga-me quem é que ela pôs bem na família?
Quem se reformou antes dos 50 anos?
Já que fala chame"os bois pelos nomes" e não fale entre dentes.Gostava de saber.

O sr. Fábio tem umas ideias fantásticas!!!!!Então acabava-se as taxas na saúde e na educação????
Lindo!!!!!Para irem para noitadas,comprar roupa nova,manifestações, aí sim têm dinheiro.Não estou a dizer para não sairem, mas se guardassem algum dinheiro chegavam ao fim e pagavam as propinas.
O BE fala assim, promete e promete, porque sabe que nunca chega ao poder e ainda bem!!!!!
Continuo a dizer-lhe que a sra. Deputada está a apenas 8 anos.Afinal não sabe bem o que ela faz. O sr. Fábio sabe é dizer mal.
Como BE e político (pequeno, tem muito ainda a aprender) que parece ser deve-se mencionar o nome das comissões e não as áreas de estudo.
Quer dar o assunto por encerrado??Então porquê???Não quer que lhe diga mais verdades,será????

Joana Sousa

Unknown disse...

A Joana parece ver a vida apenas segundo aqueles dois dilemas. O primeiro tem a ver com o "eu": se eu posso, toda a gente pode. O segundo tem a ver com "a outra pessoa": "guardassem algum dinheiro chegavam ao fim e pagavam as propinas". Eu prefiro ver-me como parte do "eu" mas "da outra pessoa" também.

As propinas são a maior parvoíce que existe no Ensino Superior. Na Univ. de Coimbra, por exemplo, a propina representa cerca de 8% do orçamento da Universidade. Por outro lado, para as famílias de estudantes, 1000 euros por ano é um valor que nem toda a gente pode dispensar.
Só na Univ. do Minho houve 600 alunos(as) que saíram por não ter dinheiro para essa taxa. Fora quem nem sequer entrou. Pergunte ao Reitor da U. Minho.

Tenho que insistir que o Bloco está pronto para ter poder.

Tenho que insistir que se não sei o que a Sr. Deputada faz poderá ser alguma falta minha, mas mais ainda da própria. Cada pessoa eleita tem de trabalhar na sua visibilidade e encontro com eleitores. Eu, por exemplo, Deputado à Assembleia Municipal da Nazaré, tenho todas as posições e intervenções em http://leiria.bloco.org . A Joana conhece mais algum caso de demonstração de interesse em partilhar as discussões dos plenários? Procure na página do PS ou seja o que for. Há muito pouquinha informação sobre a actividade da Deputada.

Diga as verdades que quiser dizer. Eu também digo as verdades que quero dizer. Não tenho é paciência para conversas estéreis. É, pelo menos, a terceira vez que repete assuntos e não tenho mesmo paciência para discutir se o Bloco será alguma vez governo ou não. Depende das pessoas e não destes comentários.

Unknown disse...

o primeiro parágrafo desta notícia é curiosa.

Mickael Jackson disse...

Parabéns Fábio pela tua sinceridade e coragem, é bom saber que temos uma luz ao fundo do túnel, a política da Nazarena precisa de gente nova mas acima de tudo de gente séria.
Espero que dentro de 4 anos estejas apto a apresentar uma alternativa válida a este concelho.

anoneme disse...

Fabio , o mais proximo que esta gente chega de estudos internacionais , é a ficha de inscrição na merline. é fixe é um empreguezinhe na camarazinha , enquestado , 600 eurinhos , e tasse . Parece que o barroso na se candidata , agora matem-se