sábado, 12 de setembro de 2009

Governo holandês quer limitar acesso dos turistas às coffee shops

O governo holandês propôs ontem que as “coffee shops” nacionais, os cafés onde é legal comprar e consumir canábis, se transformem em clubes privados para cidadãos nacionais, com o intuito de dificultar a venda desta substância aos turistas.

Do ponto de vista economico, é uma medida simplesmente estupida.
Todos os dias milhares de turistas de todo o mundo, mas principalmente da Franca, Bélgica e Alemanha atravessam a fronteira holandesa para fugir a hipocrisia das suas leis nacionais em relacao a canabis. Dos cerca de 700 coffeeshops existentes na Holanda, a maioria tem grande parte dos seus clientes a vir de fora da Holanda, a trazer dinheiro e a criar emprego.

Do ponto de vista juridico, é ilegal.
É proibida pela Lei Europeia qualquer tipo de discriminacao indirecta entre cidadaos de Estados-membros em razao da nacionalidade. O Governo Holandes actual é um governo ultra-conservador aliado a extrema-direita que tenta assim encapotar uma medida xenofoba com o pretexto dos "bons costumes".

Quando estive em Amsterdao, senti liberdade. Liberdade de poder consumir algo que so a mim me diz respeito, com qualidade e sem ser perseguido pela policia. Para quem nao consome canabis, podem imaginar se o alcool fosse proibido em Portugal e so fosse vendido legalmente na Holanda. Imaginem a sensacao. Obviamente que depois ha gente que exagera, como ha quem exagere ca com o alcool. Mas a legalizacao funcionou na Holanda, praticamente acabou com o crime relacionado com drogas leves e aniquilou a venda de rua, que so beneficia os grandes traficantes, como acontece em Portugal.

Edit.
Lembrei-me agora que como retaliacao, deviamos proibir a venda de vinho do Porto ou queijo da serra aos turistas!

0 comentários: