João Aguardela nunca fez música(s) apenas e simplesmente por fazer. nem se cingia a um único estilo/rótulo musical, pretendendo (aliás) obter um produto final que não fosse facilmente rotulável. antes, era um artista-inventor de fusões musicais. e muitas misturas de estilos musicais realizou ao longo da sua carreira (infelizmente algo curta)!!
nos Sitiados misturou o tradicional folclore português com pop-rock. no seu projecto a solo, Megafone, fez a fusão do nosso folclore com (imagine-se!) música techno e alguns outros sons da electrónica. na Linha da Frente teve a audácia de musicar algumas/ns poetas portugues@s numa alargada mistura de sons/estilos musicais, do rock até ao dub. e n' A Naifa revolucionou por completo o nosso (tradicionalmente bafiento) fado, dando-lhe novas (e modernas) roupagens musicais, mais uma outra vez realizando a fusão de música tradicional portuguesa com sons de electrónica.
agora que João Aguardela nos deixa, fica-nos "apenas" o seu imenso legado artístico, muitas e muitas músicas (necessariamente) para serem ouvidas... mesmo muito, muito ouvidas!!
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário