sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

des(igualdade)

Esta semana apercebi-me que o número de casos de estudantes do superior da minha cidade a passar graves dificuldades estava a aumentar estonteantemente… Fruto não só da crise. Mas também na negociarização e da discriminação da Universidade.
Além dos apoios especiais que apenas chegam a 20 estudantes… Os estudantes começam a recorrer às doações de géneros alimentares do Banco Alimentar e a outras instituições.

O Reitor da UBI (Universidade da Beira Interior) afirma que vários professores quotizam-se para pagar as propinas a alunos e outros são fiadores de empréstimos que estudantes efectuam junto da banca para poderem estudar.
Empréstimos que se acumulam e acumulam extorquindo gravemente os estudantes com taxas de juro abusivas para quem estuda – ainda por cima no superior.
Não será por acaso que a UBI tem a maior percentagem de alunos bolseiros em Portugal (37% dos 5.800 estudantes).

Mas não é só a negociarização da Universidade que gera esta realidade. O que é facto é que apesar de ser uma Universidade instaurada no Interior do país continua a sofrer cortes orçamentais do poder central.
E note-se que não é uma Universidade de segunda… é uma Universidade a ganhar um grande espaço a nível nacional onde se especializam alguns dos melhores da aeronáutica e onde já existe faculdade de medicina.

E perante a importância que uma Universidade do Interior vai ganhando o poder central o que faz é prosseguir uma política errada de discriminação negativa em relação ao Interior, como se este não representa-se quase nada nem ninguém.
Inventem-se novas políticas que estas só nos destroem!

0 comentários: