sábado, 14 de fevereiro de 2009

Falar é fácil ó meu!

Eu não queria acusar a Câmara da Nazaré de estar com medo d'O Clube do Pensamento e de ter organizado a Tertúlia Nazarena como forma de distrair as atenções e alegar que também quer debater assuntos, sendo, no entanto assuntos fora da actualidade política...
Mas se calhar tenho de o fazer.

O Clube foi no dia 30 anunciado com grande antecedência, a Tertúlia foi no dia 24 anunciada sem antecedência.
Nota final: estava prometida uma tertúlia a cada 3 semanas. Seria hoje... Agora??

9 comentários:

Anónimo disse...

Clube do pensamento? Chamar-lhe-ia antes clube da mediocridade (http://www.regiaodanazare.com/rn/index.php?option=com_content&task=view&id=2336&Itemid=54)

Não são apenas os bispos que são cegos!

Unknown disse...

Confesso que esse texto me tinha passado ao lado. essa visão é das mais conservadoras e reacçionarias que existem. hei de escrever sobre isso. mas pensei que tivesse ficado claro que O ponto de encontro que existe na organização do Clube é a necessidade de debater a política local e de trazer os políticos e responsáveis à fala com os cidadãos todos. o ponto de encontro é esse.

Unknown disse...

António Delgado é, afinal, o impulsionador desta tertúlia. Muda tudo.
Confirmo, por outro lado, que a Câmara continua desinteressada no debate e na discussão do futuro da terra.
É uma pena.
António Delgado, venham as tertúlias e as conversas! Sobre tudo e em todo o lado.
Navegar é preciso...

west disse...

West
Quer dizer, se fosse o Zé António a organizar a tertúlia Nazarena, esta não teria a importância devida, mas como é o professor António Delgado, já vai sendo considerada.
A tertúlia já vinha sendo preparada há pelo menos dois meses por várias pessoas desinteressadas e provenientes de vários sítios como Alcobaça, Batalha e Nazaré e não somente por pessoas com cargos na estrutura da CMN (biblioteca), pessoas essas que, desinteressadamente trabalharam para que estas conversas tivessem lugar na Nazaré. Por outro lado, o objecto das conversas na biblioteca não é a actualidade política local, nem pouco mais ou menos, ou teria de ser assim para satisfazer mentes necessitadas de atacar tudo e todos a este nível? Estas conversas não têm de forma alguma conotação política, tendo a CMN como única intervenção a cedência do espaço, neste caso o da nova Biblioteca Municipal.
As tertúlias não serão obrigatoriamente realizadas a cada três semanas, podendo passar a ser mensal sem que daí advenha problema algum e só estão paradas, por agora, devido à intensidade da vivência do Carnaval na Nazaré, uma vez que este já rola em velocidade de cruzeiro.

Unknown disse...

Não tem a ver com ser o Zé António. Mas se fosse organização da Câmara teria, naturalmente, outras implicações que não tem sendo uma organização externa.
Como disse, é sempre bom que se debata e discuta todos os temas. É também muito importante conhecer a História e o passado para compreendermos melhor como chegámos até aqui.

Nota: Só não retirei este post porque não considero correcto. Mas já fiz o retratamento. Interpretei mal esta organização.

Anónimo disse...

Caro Fábio:
Por vezes pensamos que só o que fazemos é correcto, verdadeiro e honesto e que todos os outros são uns vendidos. Não conheço o que se fez na referida tertúlia, mas no seu clube por lá vi muita gente a querer vender qualquer coisa e pessoas que de despretensiosas e de desinteressadas nada têm. Afinal os interesses do capital também são importantes, sobretudo quando nos são úteis.
Aqui lhe deixo uma quadra do Aleixo, para que na próxima não volte a postar à toa. Fale apenas do que sabe:
"Para não fazeres ofensas
e teres dias felizes,
não digas tudo o que pensas,
mas pensa tudo o que dizes".

E já agora em relação ao resto, aqui fica outra do Aleixo que é sempre bom recordar:
"Eu não sei porque razão
certos homens, a meu ver,
quanto mais pequenos são
maiores querem parecer".

cds-nazare2009 disse...

amigo, maior que o pensamento , não ligues , eu também não percebo isto do Funcionalismo Tertuliano , acho que teve origem em Itália.
No entanto podes estar a apostar em cavalos cansados.

me disse...

Pensar ainda é um acto livre! Acho curioso como um post possa provocar tanta reacção. Mas a reacção também é boa; é sinal que as pessoas estão atentas e criticas das situações.
No entanto, o interessante, quanto a mim seria que quem gosta de reagir também passasse, de vez em quando, para o outro lado: da acção.
É muito mais fácil de se escrever quando se usam as palavras dos outros, do que quando pensamos por nós próprios.
Com isto gostava de dizer que esta pseudo-tertúlia ou este pseudo-clube cibernético é, de facto, interessante porque faz as pessoas debatarem os assuntos.
Fábio, continue your spiced speech!

O Observador disse...

Não sei a ligação mas esta conversa lembra-me uma história.
Um agricultor compra um cavalo, pelo qual era apaixonado, mas dias depois o cavalo adoece, e chama o veterinário.
Este depois de o observar diz que se ele não melhorar naquela noite deverá ser abatido na manhã seguinte.
O porco ao ouvir esta conversa fica do lado do cavalo toda a noite a encoraja-lo a recuperar e se levantar ou morreria pela manhã.
De manhã cedo o agricultor quando abre a porta o cavalo sai de lá forte e recuperado saltando como se nada se tivesse passado.
É dai que o agricultor grita para o filho "Filho, vai matar o porco que hoje temos festa, o cavalo recuperou".
Que me dizem??