sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Subprime, subprime! You're on candid camera...

Taxa de desemprego da zona euro sobe para o nível mais elevado desde Setembro de 2006
[...]
Para quem pensava que o desemprego estaria controlado com os pacotes de estímulo económico que estão a ser implementados um pouco por toda a Europa estes dados agora divulgados vêm refutar essa ideia.
Na sequência do colapso do “subprime” (crédito de alto risco) de Setembro nos EUA e das crises financeira e económica em curso é de prever que o desemprego seja a próxima dor de cabeça para políticos em todo o mundo desenvolvido e em vidas de desenvolvimento.

Economia|Público

Pois é: o que está a ser feito por cá e pela Europa não chega e 'a coisa' não vai lá com choques tecnológicos, nem estradas, nem pontes, nem contratos verbais, nem pacotes capitais a bancos...
É preciso uma reforma no sentido construtivo do termo para as medidas económicas, sociais e de emprego, incluindo limitações e proibições de despedimentos em variados casos e pacotes de incentivo em áreas como a saúde, energia, pequeno comércio e empresariado, agricultura e florestas (esquecidas de há anos a esta parte) e repensar, em profundidade, a reforma da segurança social e da educação, e 'detalhes' que vão andando ao vento como o comércio internacional e a imigração.
E se houver mais Europa, em vez de referendos, que seja um mega-pacote integrado duma Política Comum de Emprego, Assistência Social e Saúde. Auch!

Recomenda-se com urgência, e agora que brilha o sol, aquela típica e mediterrânica limpeza de Primavera.

0 comentários: