segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Quem dispensa?

Eu dispensava. Mas não dispenso. Ela é que diz que pensa. Pensemos um bocadinho...
Clara Bernardino é directora do jornal Região da Nazaré e utilizou o seu último editorial para apontar para aqui. Em 1814 caracteres a Clara confunde tudo e diz que parece que a esquerda acha que só a esquerda pensa. Eu tenho de concluir que a Clara não pensou bem a questão...

Isto a propósito d'O Clube do Pensamento que convidou várias pessoas a debater o turismo, como os próprios responsáveis pelo turismo: António Carneiro (presidente do Pólo Turístico do Oeste) e David Catarino (Leiria/Fátima). Como anunciámos: "É intenção convidar os políticos e confrontá-los com as promessas não cumpridas.". Assim aconteceu.

Na plateia cerca de 70 pessoas ouviram e questionaram. A organização praticamente não precisou de intervir, só precisou de convocar as pessoas. E é disto que as pessoas precisam, de espaços onde falar e ouvir. Precisam de fontes seguras para as suas informações.
O que mais tem faltado na Nazaré são espaços de discussão.

Clara Bernardino não participou no debate. O executivo da Câmara Municipal também não.
E o que nos diz isto sobre o interesse destas pessoas? Nem o executivo (Jorge Barroso, Mafalda Tavares, José Joaquim Pires e António Salvador) nem o único jornal da Nazaré.
Estamos entregues ao obscurantismo!

No mesmo jornal que acusa esta organização de propaganda nos tais 1814 caracteres, António Salvador (vereador, futuro candidato e dono do jornal) utiliza 3833 para a sua própria propaganda. Também Mário Sousinha (companheiro de luta de Salvador) tem direito a 2335 caracteres. Já o Guterres dizia que era fazer as contas...

Ora, eu, para a minha "propaganda" tenho apenas este blogue. Uso, no entanto, a minha vontade de trazer as pessoas a falar sobre o que querem para a terra.

É um grande descaramento um jornal de propaganda acusar assim um grupo diverso e empenhado na discussão sobre as apostas que a Nazaré tem de fazer. No entanto já nos tem habituado a esta situação em múltiplas edições.
Verdade se diga que não é só o Região da Nazaré que está em campanha eleitoral em força! Também a Rádio Nazaré vai dando os seus sinais...

Que se multipliquem os debates, os desafios e as fontes da informação. Que se multipliquem também as ferramentas: que trabalhem os bloggers da Nazaré, os jornalistas, todos os que tiverem disponibilidade para fazer toda a Nazaré pensar, discutir e decidir pelo melhor... É que isto não vai nada bem e não se prevê nada melhor.

0 comentários: