segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Banqueiro SS

Parar Bolonha: Banqueiro Santos Silva eleito presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra: "O banqueiro Artur Santos Silva foi ontem, dia 10, eleito presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC). (...) Artur Santos Silva é o presidente do conselho de administração do Grupo BPI."

Manuel Coelho dos Santos define-o assim:
Artur Santos Silva gostava demasiado da vida. E sabia que a vida só se vive em plenitude assumindo riscos e posições de rebeldia, lutando por princípios por que vale a pena viver.
Mais um claro fenómeno de capilaridade social: ao bisavô chapeleiro segue-se como bisneto um banqueiro próspero. Mas esse fenómeno não é tão vincado como parece: o bisavô não era só o comerciante limitado pela profissão e antes tinha já preocupações culturais (estava ligado a jornais) e preocupações de natureza cívica e social.
E o bisneto também não é o banqueiro com a sua marcada faceta negativa, tal como eu na generalidade os suponho, se calhar por deformação ideológica. O bisneto não se esqueceu de que tem uma pesada herança a defender, que passa em primeira linha pela luta pela democracia e pela solidariedade social.
É um dia de alegria para a Universidade de Coimbra.
Já em Abril de 2007 dizia que estava a negociar com o governo alterações ao ensino para o turismo. Não sei se esta obra de arte vem do seu trabalho... Mas é possível.
Diário da República, 2ª Série, nº51, 12 de Março de 2008
(Encontrado aqui e podem confirmar em dre)


Santos Silva dizia que "há muitas zonas ligadas ao turismo em que precisamos ter melhores profissionais numa série de actividades e que é desejável que o nosso sistema de ensino também proporcione esses técnicos."


Adiante...


Noticia a rtp online que
Integram ainda a lista de personalidades, Luís Almeida (director-adjunto do Departamento de I&D da Bial e responsável pela secção de investigação clínica), Rodrigo Costa (presidente da comissão executiva da ZON Multimédia), António Gomes de Pinho (presidente da Fundação de Serralves) e Luís Filipe Reis (administrador executivo da Sonaecom).
A verdade é que os professores, investigadores, alunos e funcionários eleitos têm de ser mesmo muito bons, atentos e conhecedores dos problemas e das soluções que o Ensino Superior enfrenta. Ou estes senhores desgraçam o que falta da Universidade portuguesa.

0 comentários: