sábado, 10 de janeiro de 2009

federação inglesa de futebol cria vídeo contra a homofobia

Para lutar contra a homofobia que se sente no mundo do futebol, a federação inglesa de futebol decidiu patrocinar um vídeo contra a homofobia, a pedido da OutRage! uma associação de defesa dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros.

Sendo um mundo dominado por homens, o mundo do futebol está repleto de homofobia. Seja nos cânticos homofóbicos e machistas dos adeptos, seja no medo de qualquer jogador de futebol se assumir como homo ou bissexual (o único jogador que o fez, Justin Fashanu, acabou por se suicidar por não conseguir lidar com o preconceito), chamar gay a um jogador é uma das maiores ofensas do meio e quem o faz não é vítima de qualquer sanção - Scolari, por exemplo, disse que não queria jogadores homossexuais na sua equipa. Um exemplo mais recente foram os insultos homofóbicos e racistas proferidos por adeptos contra o jogador Sol Campbell. O caso fez com que outros jogadores, como Rio Ferdinand, saíssem em sua defesa e criticassem as multas impostas aos clubes de futebol por estas serem muito baixas e não suspenderem os jogadores e treinadores que fazem comentários homofóbicos nem impedirem os adeptos que participam nesses insultos de assistirem aos jogos nos estádios, tal como acontece com os casos de racismo.

Seguindo o exemplo de campanhas anti-racistas, a ideia é convidar jogadores populares como Rio Ferdinand, Cristiano Ronaldo, David Beckham e Wayne Rooney para participarem num vídeo contra a homofobia no futebol. A associação quer que o vídeo passe nos cinemas, na televisão, nas escolas e nos estádios.

Notícia publicada no site Blocomotiva.

0 comentários: