quinta-feira, 22 de janeiro de 2009


Eu não gosto de festejar antes de os problemas começarem a ser resolvidos.
Por isso dedico-te, João, o Pois Canté!  do Grupo de Acção Cultural.
Obama pode trazer algum alívio ao mundo, até porque não tem outra hipótese da maneira como "isto está", com a pujança de muita gente para mudar as coisas. Mas vão ser migalhas, não é? Ou acreditam mesmo que seja agora que os Estados Unidos decidem acabar com a fome? Com a subalternização dos países mais pobres? Acabarão agora os roubos que a banca nos faz diariamente?
Com tanto mal que fez o Bush e com a postura de burro distraído que nos ofereceu, o Obama é outra coisa. É gente, tem pinta, pensa e fala e diz coisas boas.
Mas o que importa é o trabalho. E com a responsabilidade toda que tem em cima, com o poder todo que tem, não lhe perdoo cada minuto desperdiçado.
Anda Obama, muda isto. Entretanto não me convences.

1 comentários:

Leão disse...

Deci vir fazer uma visita e dar-vos os parabens.Este pais precisa de gente nova,que traga novas ideias e nova ambição.Força!

Quanto ao comentário,deixa-me que te diga que estou com as espectativas em baixo.Mas em vez de se criticar a demora do fecho de Guantanamo (vamos a ver se 1ano chega para resolver este imbroglio) é necessário louvar a intenção de a fechar.E Obama já deu passos nesse sentido.Falas dos roubos da banca,mas para acabar com o sistema é preciso eliminar primeiro os lobbys,verdadeira força-motriz deste neo-monetarismo que parece ruir,e eliminar a sua premiscuidade com as forças governativas.E Obama já está a dar sinais de os crer "controlar".Quanto a fome no mundo,esse não é um problema que os EUA possam resolver sozinhos.É necessário um esforço global,pois o que se pretende não é o resolver o problema no imediato mas de uma forma sustentavel.Eu não quero que todos os seres humanos comam amanhã,Quero que comam todos os dias.Se é possivel que os EUA conseguissem a primeira,não têm qualquer possibilidade de fazer a segunda sozinhos.E para isso é necessário desenvolver uma nova dinamica de multilateralismo,criar mecanismos para que possamos em conjunto resolver os problemas de todos.E Obama parece disposto a isso.

Seja qual for o resultado no final do mandato,este é já um momento historico.É o apogeu do Civil Wrights Movement, o sonho de Luther King.O resto é esperar para ver.Mas nunca nos podemos esquecer de duas coisas:o Obama é o Presidente dos EUA,não é o presidente mundial (ninguém duvide que lutará sempre por os interesses do seu país),e ele sozinho não pode fazer tudo.Mas se fizer a parte dele já fico muito feliz

Abraço
Leão