sábado, 10 de janeiro de 2009

a escuridão da alma

Convido-vos, como primeiro post, a ver o documentário que passou nestes dias na Sic Notícias Law and Disorder in Johannesburg. O documentário é de Louis Theroux que viaja para encontrar um mundo de criminalidade brutal e diária.
Na imagem está William que vai apresentando a terra. William é chefe de uma das empresas de segurança privada. William esteve suspenso por usar força a mais. William, este senhor, continua a usar da força. Chicotes, pontapés, armas de fogo, tudo serve para espancar e amedrontar qualquer carteirista.

Famílias inteiras desempregadas há anos mora em prédios ocupados. De vez em quando, aparece a polícia pública e a privada para os escorraçar. Estes prédios ocupados não têm água, não têm luz, mas são considerados um luxo para quem lá mora a pagar rendas a falsos donos.

Imagens de espancamentos por parte de polícia privada contratada pelo Estado, segurança privada feita por criminosos. A única quase-justiça que se consegue ver neste documentário é quando a comunidade toma para si o dever da justiça, popular. Aqui são os próprios moradores que queimam ou apedrejam as ameaças para a paz no bairro - ladrões ou seguranças privados.
Tal como tantos outros documentários que nos mostre mundos que nós nem imaginamos, este é forte, para além de qualquer filme (até os filmes têm um filtro para não ferir a nossa sensibilidadezinha).
Pode e deve ser visto, por exemplo no youtube.

A grande questão continua... Como é que seres humanos conseguem ser tão maus?

0 comentários: