quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

parecem ter sido manifestamente exagerados os meus anseios por mudança de paradigma político nas terras do gelo...

The two parties [Social Democratic Alliance and Left Green Party] disagree on a number of issues but the president [of Iceland, Mr Grimsson] said he believed a coalition [for a interim Government] could be formed swiftly, and would be backed by the Progressive Party.

Ms Gisladottir [the outgoing Foreign minister and Social Democrat Alliance leader] told reporters she hoped talks to form a minority coalition with the Left Green Party would be completed before the weekend.

como escrevi no meu anterior texto, (devido à situação de quase-bancarrota do país das terras do gelo) seria algo previsível haver uma certa chantagem política para a formação de coligações para a governação na Islândia, sendo que com as pressões populares e sociais que [nas últimas semanas] acontecem praticamente todos os dias com manifestações pelas ruas de Reiquiavique, seria então mais natural que se fizessem coligações governamentais à esquerda (para, assim, tentar acalmar os ânimos contestatários).

como se pode ler pela notícia da BBC [que (acima) transcrevi um extracto], prepara-se então para haver um Governo interino (minoritário) de coligação entre a Aliança Social Democrata e o Partido da Esquerda Verde [que apelidei de ser o "Bloco lá do sítio"], apenas para durar até às eleições antecipadas [agendadas (vagamente) para a Primavera].

a minha primeira estranheza: o Partido da Esquerda Verde, quem presentemente tem maior aceitação popular (a acreditar nas sondagens), vai então coligar-se [mesmo que ainda e apenas para um Governo interino até às eleições antecipadas] com a Aliança Social Democrata, um dos partidos (mesmo que apenas o minoritário) que formaram a cessante Coligação Governamental, a tal que levou a Islândia à presente situação de caos financeiro e catástrofe social.
como se nota no parágrafo final dum texto de análise e descrição do caminho trilhado até à quase-bancarrota financeira da Islândia [da autoria de Jon Danielsson, economista e investigador na London School of Economics] «up until events this week, the Government had not assumed responsibility for the crisis», sendo que a Aliança Social Democrata era uma das partes que formava a coligação que suportava esse mesmo Governo cessante...

a minha segunda estranheza: a Aliança Social Democrata [ASD] é uma criação de 1999, resultando da fusão das (então) 4 maiores organizações políticas da(s) Esquerda(s) da Islândia. nesse mesmo ano alguns dos seus membros (da recém formada ASD) cindiram, indo fundar então o Partido da Esquerda Verde e acusando os seus anteriores parceiros políticos de se inspirarem no blairismo [o New Labour britânico]. parece-me que tinham/tiveram razão, os acontecimentos nas terras do gelo claramente parecem prová-lo.

será que a Aliança Social Democrata aprendeu algo com os tremendos erros cometidos pelo Governo de que fez parte [em coligação com o Partido da Independência, (claramente) de Direita]?? ou estará então o Partido da Esquerda Verde a sucumbir face ao argumento da "salvação nacional"??
há-de haver quem diga que é só e apenas um Governo interino (até à realização das eleições antecipadas); mesmo assim, sendo essa coligação governamental feita com quem é [uma das partes do Governo cessante], esse "só e apenas" parece-me muuuuuuuito em termos de concessão política numa situação de catástrofe social como presentemente se assiste na Islândia.

0 comentários: