sábado, 31 de janeiro de 2009

A causa da nova pobreza segundo o Senhor Presidente...

Oh senhor presidente: não é a lei do divórcio que vai causar mais pobreza em Portugal. O que causa mais pobreza e mais desigualdades é um sistema económico, político mas sobretudo social que você e muitos como o senhor andaram a proteger, a enaltecer e a salvaguardar durante anos, décadas, séculos. Esse sistema que vocês quiserem que fosse livre – que auto regulava não era? – é e sempre foi o principal causador de pobreza e de desigualdade em todo o Mundo (desde o pós revolução industrial até aos dias de hoje).
Senhor presidente basta fazer um simples esquema:
O que é que causa mais pobreza? – O desemprego e as desigualdades sociais.
O que é que está a causar mais desemprego em Portugal? – A crise financeira e agora económica.
O que é que provocou a crise financeira? A desregularão do mercado, o livre arbítrio às instituições financeiras e o abuso e a irresponsabilidade dos detentores do poder económica e financeiro – é o próprio presidente dos EUA a admiti-lo.
Qual a principal causa das desigualdades sociais – que provocam pobreza e mais pobreza? – o capitalismo.

Ainda acha senhor presidente que é a lei do divórcio que vai causar pobreza?

É de emprego que o país precisa, é de justiça que o país precisa, é de pão que o país precisa... e não de discursos hipócritas usando os pobres como arma de arremesso para guerrilhas com o governo!

2 comentários:

Mário Moniz disse...

Faço minhas as tuas palavras, se tal me for permitido.
Só me resta perguntar:
- Até quando nos vão continuar a "comer as papas na cabeça"?

João Mineiro disse...

Nas nossas não comeram certamente.
Nos exercemos o direito à resistência... sempre!

A realidade que se nos impõe todos os dias é triste: desemprego, precariedade, pobreza, miseria, desigualdades, ecerramentos de serviços publicos de proximidade, privatização dos sectores essenciais etc...

E o mais triste é não se admitir que a culpa está no proprio sistema que tornou tudo isso possivel - e socialmente aceite.

É esse o nosso papel, lutar contra a maré, contra o capitalismo e as suas ofensivas... Lutar por nos e pelos outros, lutar pela Mudança!

Um Abraço :)